A marca Fila foi criada pelos irmãos Ettore e Giansevero Fila em 1911 no norte da Itália. Atualmente, é uma das marcas de esporte e lifestyle mais populares do mundo.
Dos Alpes ao Torneio de Wimbledon
A história da Fila nos leva à pequena cidade de Biella, no norte da Itália, onde quatro irmãos produziam agasalhos e moda íntima de qualidade para os moradores locais desde 1911. A partir de 1970, a marca começou a produzir roupas para esporte e colaborou com o famoso tenista Björn Borg. Desde então, a marca se tornou referência no setor de moda esportiva.
Fila e tennis
A Fila tem fortes laços com o tênis – além de Borg, colaborou com outros atletas como Alison Van Uytvanck, John Isner e Paolo Bertolucci. Em 1957, a marca lançou sua primeira coleção para tennis e mais tarde chegou a produzir uma coleção especial para o comitê organizador do WCT (World Championship Tennis). Atualmente, seu portfólio inclui também roupas e acessórios esportivos de qualidade para running, basquete e lifestyle urbano.
Responsabilidade social
A Fila foca especificamente em três áreas: pessoas, mundo e evolução. A marca se preocupa em proporcionar condições de trabalho justas e éticas, não prejudicar o meio ambiente e inovar acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos. Embora não seja totalmente sustentável, a marca se destaca por ser consciente e responsável.
Logo
Por muitos anos, o logotipo da marca era apenas a letra F. Porém, na década de 1980, o resto do nome da marca foi adicionado. As cores azul marinho e vermelho são populares no mundo dos esportes, o vermelho significa energia e dinâmica, enquanto o azul escuro significa confiança e lealdade.
Chunky sneaker
A Fila é uma das marcas pioneiras na tendência do tênis chunky. O modelo Fila Disruptor foi lançado em 1996 e representa muito bem o espírito da década com seu visual maximalista e solado grosso de plataforma. O modelo bateu recordes de vendas não só nos anos 90, mas também atualmente já que esta tendência voltou com tudo.
Responsabilidade social
A Fila foca especificamente em três áreas: pessoas, mundo e evolução. A marca se preocupa em proporcionar condições de trabalho justas e éticas, não prejudicar o meio ambiente e inovar acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos. Embora não seja totalmente sustentável, a marca se destaca por ser consciente e responsável.